Avançar para o conteúdo principal

“Porque Somos um Retrato”: nova coleção do Departamento de Expressão Plástica é mostrada no Centro de Reabilitação


Desde há alguns dias que o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra ganhou uma nova vida: os retratos que compõem uma inédita coleção criada pelos utentes do Departamento de Expressão Plástica da APCC decoram agora as paredes do edifício, no âmbito de uma mostra a que foi dado o nome “Porque Somos um Retrato”.

São mais de meia centena de obras, todas ‘assinadas’ coletivamente e criadas sob a supervisão da professora Suzete Azevedo. A opção pelo retrato, enquadrada por uma citação de Aristóteles (“O objetivo da arte não é apresentar a aparência externa das coisas, senão o seu significado interno; pois isto, e não a aparência e o detalhe externos, constitui a autêntica realidade”), remete para uma ideia de autenticidade e de procura da essência interior do retratado, do ponto de vista do artista.

Para proceder a essa “procura da alma”, os utentes foram inicialmente expostos a autorretratos de pintores como Pablo Picasso, Paul Cézanne, Francis Bacon e Frida Kahlo, após o que foram examinadas obras de pintores, retratistas, designers e ilustradores que se relacionassem com as características de cada um. Finalmente, e deixando por uma vez os pincéis (quase) de lado, foi a utilização do lápis a permitir descobrir numerosas possibilidades técnicas para a realização do exercício criativo.

O resultado final de seis meses de trabalho, que é agora revelado neste conjunto de obras selecionadas, é um desfile de personagens (e das suas histórias) que cabe neste momento ao público interpretar. A Exposição “Porque Somos um Retrato” pode ser vista no corredor central do piso de entrada do Centro de Reabilitação, no Vale das Flores.

Os utentes que participaram na criação desta coleção foram: André Morais, António Camacho, António Castanheira, António Gonçalves, Carina Martins, Carlos Alves, Diogo Sacramento, Fernando Oliveira, Isabel Lopes, Jaime Cortesão, João Vaz, Julieta Santos, Lúcia Assis, Madalena Silva, Mário Carvalho, Nelson Pires, Nino Conceição, Olga Ramalhais, Paulo Jesus, Paulo Sousa, Regina Cardoso, Ricardo Monteiro, Ricardo Rebola, Ricardo Simões, Sara Barros, Tó Castanheira, Vanessa Pinto e Vasco Sequeira.

Esta iniciativa decorre ainda integrada no projeto europeu “Here We Are”, que junta a APCC e a organização húngara EgyüttHató Egyesület no objetivo comum de dar visibilidade às pessoas com deficiência nas comunidades em que se inserem, através de diversas atividades com visibilidade externa, apelando à participação direta da sociedade ou através dos Media e da Internet.

O Departamento de Expressão Plástica da APCC tem os seus objetivos alicerçados numa visão da arte não como uma “fábrica de artistas”, mas antes como um veículo para despertar a criatividade e a imaginação, dessa forma capaz de desenvolver competências e de potenciar o domínio sensorial e cognitivo.

Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=528.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“GIVE US A BREAK” (VIDEO)

APCC LANÇA CAMPANHA PARA CONTRARIAR ESTEREÓTIPOS O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel? A APCC é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões. Os protagonistas foram o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento, três jovens utentes da Associação que, juntamente com o Ivo Rodrigues, integraram aquele projeto europeu. O produto final deste esforç

PROJETO “HERE WE ARE” FOI APRESENTADO NA FACULDADE DE PSICOLOGIA

Desde o início do ano passado que jovens ligados à APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e à organização húngara EgyüttHató Egyesület / Association Co-Efficient estão a colaborar no projeto “Here We Are”, organizando diversas iniciativas nos respetivos países com o propósito de atingir visibilidade externa, quer em diálogo direto com a sociedade, através de atividades que apelam à participação de diferentes intervenientes, quer através dos Media ou da Internet. Esta semana, na véspera do Dia da Liberdade, dois dos quatro utentes da APCC envolvidos neste projeto (neste caso, o André Vitorino e o Diogo Sacramento) estiveram numa ação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra para chamar a atenção para um tipo de liberdade ainda com muito caminho para ser feito e que é central aos objetivos daquele projeto: a de cada pessoa – e os seus desejos e necessidades – ser visível na sua própria comunidade. Por isso, foi possível, ao longo de to

Três dias, cinco desafios, outras tantas mensagens e uma ideia: todos são capazes

Porque é que, durante três dias, a APCC e o BrainMaze estiveram no Alma Shopping com jogos como adivinhar um código ‘escondido’ numa tricicleta, num quadro e numa cadeira de rodas elétrica ou abrir uma caixa com uma chave a que só se consegue chegar seguindo instruções para a conseguir retirar de um labirinto? Porque todos somos capazes, por vezes até de coisas que achávamos impossíveis. Foi esta a ideia que esteve na origem da iniciativa “És Capaz?” e que, nos dias 12, 13 e 14 de abril, fez muitas pessoas percorrerem as cinco ‘estações’ de jogo com desafios semelhantes aos que se encontram numa sala de fuga para descobrirem outras tantas mensagens relacionadas com a vida das pessoas com deficiência e os obstáculos particulares com que estas são confrontadas. A cada jogo correspondia uma frase (todas a partir de dados do relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2017”, elaborado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do