Avançar para o conteúdo principal

PROJETO “HERE WE ARE” FOI APRESENTADO NA FACULDADE DE PSICOLOGIA


Desde o início do ano passado que jovens ligados à APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e à organização húngara EgyüttHató Egyesület / Association Co-Efficient estão a colaborar no projeto “Here We Are”, organizando diversas iniciativas nos respetivos países com o propósito de atingir visibilidade externa, quer em diálogo direto com a sociedade, através de atividades que apelam à participação de diferentes intervenientes, quer através dos Media ou da Internet.


Esta semana, na véspera do Dia da Liberdade, dois dos quatro utentes da APCC envolvidos neste projeto (neste caso, o André Vitorino e o Diogo Sacramento) estiveram numa ação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra para chamar a atenção para um tipo de liberdade ainda com muito caminho para ser feito e que é central aos objetivos daquele projeto: a de cada pessoa – e os seus desejos e necessidades – ser visível na sua própria comunidade.

Por isso, foi possível, ao longo de todo o dia, conversar com alunos e docentes daquela Faculdade e explicar não só o que têm sido as iniciativas realizadas no âmbito do projeto “Here We Are”, mas também como tudo isto tem sido coordenado com o Gabinete de Voluntariado da APCC e até como ser voluntário – nacional ou internacional – na instituição.

O André e o Diogo são, juntamente com o Bernardo Vieira e o Ivo Pereira Rodrigues, os responsáveis pelas iniciativas de divulgação do projeto "Here We Are”, que foram, até ao momento, três reuniões transnacionais (duas em Portugal e uma na Hungria), um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência (maio de 2017) e o evento “És Capaz?” (abril de 2018). A quarta reunião transnacional decorrerá em meados de maio deste ano, em Budapeste.

Mais informação em www.apc-coimbra.org.pt/?p=6776.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“GIVE US A BREAK” (VIDEO)

APCC LANÇA CAMPANHA PARA CONTRARIAR ESTEREÓTIPOS O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel? A APCC é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões. Os protagonistas foram o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento, três jovens utentes da Associação que, juntamente com o Ivo Rodrigues, integraram aquele projeto europeu. O produto final deste esforç

Três dias, cinco desafios, outras tantas mensagens e uma ideia: todos são capazes

Porque é que, durante três dias, a APCC e o BrainMaze estiveram no Alma Shopping com jogos como adivinhar um código ‘escondido’ numa tricicleta, num quadro e numa cadeira de rodas elétrica ou abrir uma caixa com uma chave a que só se consegue chegar seguindo instruções para a conseguir retirar de um labirinto? Porque todos somos capazes, por vezes até de coisas que achávamos impossíveis. Foi esta a ideia que esteve na origem da iniciativa “És Capaz?” e que, nos dias 12, 13 e 14 de abril, fez muitas pessoas percorrerem as cinco ‘estações’ de jogo com desafios semelhantes aos que se encontram numa sala de fuga para descobrirem outras tantas mensagens relacionadas com a vida das pessoas com deficiência e os obstáculos particulares com que estas são confrontadas. A cada jogo correspondia uma frase (todas a partir de dados do relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2017”, elaborado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do