Avançar para o conteúdo principal

Utentes da APCC estão na Hungria para (primeiro) balanço do projeto internacional “Here We Are”


Em março de 2017, o André Vitorino, o Bernardo Vieira, o Diogo Sacramento e o Ivo Rodrigues – todos eles jovens utentes da APCC – estiveram em Budapeste para dar o ‘pontapé de saída’ do projeto europeu “Here We Are”. Agora, pouco mais de um ano e duas outras reuniões transnacionais depois, três deles estão de regresso à Hungria para fazer o balanço do trabalho realizado.

Durante três dias, o André, o Diogo, o Ivo e utentes da organização EgyüttHató Egyesület, juntamente com profissionais das duas instituições, vão participar num Dia Aberto, que incluirá diversas ações de sensibilização junto da comunidade local e particularmente escolar, e discutir os resultados das ações já levadas a cabo em Portugal e na Hungria no âmbito deste projeto.

Do lado português, estarão em cima da mesa, além dos dois encontros realizados em Coimbra (em novembro de 2017 e abril de 2018), o debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência (maio de 2017), a iniciativa “És Capaz?”, que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano (abril de 2018), e uma ação de divulgação realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (também em abril).

O projeto internacional “Here We Are” é promovido pela APCC e a EgyüttHató Egyesület, tendo como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência nas comunidades em que se inserem. Apresenta, por isso, uma forte vertente pública, nomeadamente pela sua divulgação através das redes sociais das duas organizações, Internet e comunicação social.

Surgiu na sequência de colaborações anteriores entre as duas organizações parceiras – nomeadamente, os cursos de formação internacional “Change Your Attitude” (em fevereiro de 2016) e “Breaking Stereotypes” (dezembro de 2016) –, todas com o propósito de promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

Este projeto é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a instituição desenvolve, entre outros, o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“GIVE US A BREAK” (VIDEO)

APCC LANÇA CAMPANHA PARA CONTRARIAR ESTEREÓTIPOS O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel? A APCC é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões. Os protagonistas foram o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento, três jovens utentes da Associação que, juntamente com o Ivo Rodrigues, integraram aquele projeto europeu. O produto final deste esforç

PROJETO “HERE WE ARE” FOI APRESENTADO NA FACULDADE DE PSICOLOGIA

Desde o início do ano passado que jovens ligados à APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e à organização húngara EgyüttHató Egyesület / Association Co-Efficient estão a colaborar no projeto “Here We Are”, organizando diversas iniciativas nos respetivos países com o propósito de atingir visibilidade externa, quer em diálogo direto com a sociedade, através de atividades que apelam à participação de diferentes intervenientes, quer através dos Media ou da Internet. Esta semana, na véspera do Dia da Liberdade, dois dos quatro utentes da APCC envolvidos neste projeto (neste caso, o André Vitorino e o Diogo Sacramento) estiveram numa ação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra para chamar a atenção para um tipo de liberdade ainda com muito caminho para ser feito e que é central aos objetivos daquele projeto: a de cada pessoa – e os seus desejos e necessidades – ser visível na sua própria comunidade. Por isso, foi possível, ao longo de to

Três dias, cinco desafios, outras tantas mensagens e uma ideia: todos são capazes

Porque é que, durante três dias, a APCC e o BrainMaze estiveram no Alma Shopping com jogos como adivinhar um código ‘escondido’ numa tricicleta, num quadro e numa cadeira de rodas elétrica ou abrir uma caixa com uma chave a que só se consegue chegar seguindo instruções para a conseguir retirar de um labirinto? Porque todos somos capazes, por vezes até de coisas que achávamos impossíveis. Foi esta a ideia que esteve na origem da iniciativa “És Capaz?” e que, nos dias 12, 13 e 14 de abril, fez muitas pessoas percorrerem as cinco ‘estações’ de jogo com desafios semelhantes aos que se encontram numa sala de fuga para descobrirem outras tantas mensagens relacionadas com a vida das pessoas com deficiência e os obstáculos particulares com que estas são confrontadas. A cada jogo correspondia uma frase (todas a partir de dados do relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2017”, elaborado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do