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“HERE WE ARE”: PROJETO QUE JUNTA APCC E ORGANIZAÇÃO HÚNGARA ARRANCOU EM BUDAPESTE


“HERE WE ARE”: PROJETO QUE JUNTA APCC E ORGANIZAÇÃO HÚNGARA ARRANCOU EM BUDAPESTE


Em fevereiro do ano passado, três utentes da APCC participaram no curso de formação internacional “Change Your Attitude”, em Gánt, na Hungria. Em novembro, outros quatro jovens viajaram para o mesmo país, desta vez para a capital Budapeste, para uma reunião do projeto “Breaking Stereotypes”. Comum a estas iniciativas era o objetivo de promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

Em resultado do trabalho realizado naquelas duas ocasiões, surgiu o projeto “Here We Are”, que levou agora até àquele ponto da Europa os ‘repetentes’ André Vitorino, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues, bem como o ‘estreante’ Bernardo Vieira e a coordenadora do Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício. Foi o pontapé de saída para uma série de ações, a realizar até maio de 2018, que procurarão dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem.

Entre os tópicos discutidos neste primeiro encontro, em que também participou um grupo de jovens húngaros, estiveram as possíveis estratégias para envolver outros jovens e a comunicação social e as atividades concretas que ambos os grupos poderão organizar.

Este projeto, uma parceria da APCC com a associação EgyüttHató Egyesület, pretende ter uma forte componente de presença nos Media e na Internet, através do Facebook e do YouTube, além de outros materiais de disseminação dos resultados – em diferentes formatos – que serão dados a conhecer na reunião final.

A primeira reunião transnacional do projeto “Here We Are” teve lugar entre os dias 27 e 30 de março, em Budapeste. O próximo encontro terá lugar em junho próximo, em Coimbra.


Esta iniciativa decorrer no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a APCC desenvolve, entre outros, o projeto “Holding Hands With Other Abilities” (que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários europeus), o “REVADIS” (na área do reconhecimento de competências) ou o “ICT in Music Education” (que une música e Tecnologias de Informação e Comunicação).











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